logo inicial

logo inicial

MATERIAL RECEBIDO NO 1° PERÍODO - TODAS AS DISCIPLINAS

Contabilidade 1
1° Semestre de 2011
Materiais disponibilizados:

Solução do simulado de Contabilidade I
  • Para quem não estava na última aula, e os que desejam conferir, segue a resolução.
  • OBS. Essa resolução contém a correção do lançamento 2 - (duplicatas a pagar .... pois o lançamento anterior estava em 4.000, e na realidade é de 3.000) - o que ocasionou o balanço patrimonial errado de 60.000, o certo é o link abaixo com o balanço fechando em 61.000.
 Solução do simulado da prova final

Simulado da prova final


Introdução a economia
Materiais disponibilizados:

 Introdução a economia - Plano de ensino   22/05
 Introdução a economia - Macro economia   22/05

Introdução a economia - Apresentação da unidade II    02/05
Introdução a economia - CIBRE Março 2011  Desafios do governo Dilma 15/04
Introdução a economia - Lionel Robbins - uma biografia 12/04
Introdução a economia - William Stanley Jevons 12/04
Introdução a econonia - Lista de exercicio LE Nº 1 11/04
Introdução a econonia - IE - Valor Real 11/04
Introdução a economia - Gráficos e Tabelas - Retornos Decrescentes 03/04
Introdução a economia -Gráficos e Tabelas - Memoria RAM 03/04
Introdução a economia - Gráficos e Tabelas - CPP 03/04
Introdução a economia -  Gráficos e Tabelas - CO 03/04

Menssagens:

- Dia 02/05
Responder as questões de 1 a 5 da página 200, e 15 e 16 da página 201 da apostila (cópia) Introdução à economia Rosseti, José. Este questinário valerá complemento de nota para a próxima avaliação.

- Dia 16/04

Boa noite, segue a carta do IBRE de março. Leiam e observem as questões relativas a disponibilidade de fatores de produção e o crescimento da economia brasileira... atentem para a questão relativa a produtividade...
Discutiremos isto em sala de aula

Attt
--
Prof. Dr. Jesse Rodrigues



- Dia 15/04

Boa tarde,
Informações importantes para a resposta para a questão sobre o conceito de Economia em Lionel Robbins podem ser encontradas no Cap 1
- A compreensao da Economia, seção 1.3, do Livro "Introdução à Economia" do Prof. José Paschoal Rosseti, 20ª ou 19ª edição, disponível na Biblioteca da FES/UFAM...
Attt
--
Prof. Dr. Jesse Rodrigues


- Dia 12/04
Boa noite,
Caros/as estudantes....
Seguem os ultimos materiais empregados nas aulas e uma lista de exercicios para ser trabalhada nesta semana...
As regras sao simples:
a) as turmas devem organizar-se em grupos de QUATRO ou CINCO estudantes;
b) os grupos devem responder a lista completa;
c) a lista dever ser entregue ao Professor respondida no dia da defesa dos grupos. Esta defesa será feita da seguinte maneira;
c.1) Cada grupo fará o sorteio aleatório de uma questão da lista para ser defendida por um de seus membros;
c.2) O professor sorteará um membro para que este/a apresente a resposta elaborada pelo grupo.
c.3) A resposta correta será premiada com 2,5 pontos para todo o grupo
- uma vez que tenho 6 listas planejadas, está nota será somada e deverá compor 15 pontos na nota total das listas de exercicios;
c.4) Caso o/a membro sorteado/a nao esteja presente, não receberá a nota atribuida ao grupo - ficará sem a nota desta avaliação;
c.5) Neste caso de ausência, será sorteado um/uma estudante do grupo entre os presentes para fazer a defesa e tudo seguirá normalmente.
c.6) Estimei 11 a 12 grupos em media nas turmas e um tempo de 10 minutos para cada apresentação, que deverá levar cerca de duas aulas, no máximo. Por isso é importante a objetividade na apresentaçao da resposta.
d) Estarei disponível nos horários de aula e nos e-mails para orientações.
e) As questões da lista estão distribuídas entre questões discursivas e aplicações. Os conteúdos estão postos nos slides, nas notas e observaçoes deste professor durante as aulas e nos textos-base:
e.1) Introdução à Economia, do Prof. José Paschoal Rosseti, Cap. 1 e 2, disponivel na Biblioteca da FES - não está na reprografia, o livro deve ser consultado na biblioteca;
e.2) Introdução à Economia: Princípios e ferramentas, de O'Sullivan et al, Cap. 1, disponível na pasta de Introdução à Economia, do Prof.
Jesse Rodrigues,
Ressalto a importancia da pratica dos exercícios por todos, de modo cooperativo, para que possam debater entre si os conceitos, compartilhar duvidas e aplicar os conhecimentos através dos exercícios, o que, certamente, facilitará avanços no aprendizado e a vinculação dos conteúdos do componente curricular com aspetos do cotidiano...
O proximo assunto, "O Sistema Econômico" utilizaremos a técnica dos estudos dirigidos combinados com aulas expositivas e exercícios de aplicação a fim de otimizar os esforços e melhorar os resultados.
Ainda, estou realizando a apreciação do TC 1, mas, previamente, constato que as turmas apresentam um bom desempenho o que indica que podem trabalhar com mais autonomia - sem prescindir da orientação e do apoio deste professor - e num rítmo mais rápido e intenso de aplicação do roteiro previsto no Plano de Ensino da disciplina....
A propósito, aproveitei o mes de março para realizar os ajustes necessários neste Plano de Ensino para poder repassar-lhes uma versao atualizada e ajustada à realidade e ao perfil das turmas. Nesta semana, este Plano será apresentado ao Departamento de Economia, e, após a sua aprovação, será disponibilizado na sua forma definitiva para todos/as os/as estudantes...
Att
--
Prof. Dr. Jesse Rodrigues


Teoria da contabilidade
Materiais disponibilizados:

Demonstração Contábil - Material de aula -  13/06
Apresentação III - Material de aula -  30/05
Simulado do dia 11/05 - Prévia da avaliação parcial do dia 16/05
Teoria da contabilidade -  Lista com plano de contas 18/04

Menssagens:

- Dia 15 de junho - 3ª avaliação de Teoria da Contabilidade.
   Acesse os materiais para esta avaliação: Apresentação III e Demosntração Contábil, acima.

- Dia 11/05
   Avaliação parcial 2 - Será aplicada nesta segunda-feira, 16/05, não esqueçam seus Planos de Contas

- Dia 16/04
   Na próxima quarta-feira (20/04) a Prof.ª Redvânia aplicara um exercício, valendo nota, baseado na lista publicada no dia 18/04.



Comunicação em prosa moderna
Material disponibilizado

 Dia 19/06 - material para a aula do dia 21/06

Dia 04/06 - download do material para as próximas aulas
download - texto final - completo

Dia 02/06 - download do material para as próximas aulas
download - texto 3 - parte 1

Dia 29/05 - Download do materaial para as próximas aulas.
download da continuação do texto 2

Dia 25/05 - Download do materaial para as próximas aulas.
download do texto 2

Dia 22/05

Comlemento do material do dia 19/05 - No momento de salvar o documento duas páginas deixaram de serem publicadas, dessa forma segue o complemento abaixo.
download do complemento


Dia 18/05:

Material para impressão
texto para a aula  do dia 19/05
download do texto

Dia 11/05:

Atividade de comunicação em prosa moderna
Reponda o questionário de acordo com o texto, basei-se nas afirmativas da aula.

aula 10/05
texto 10/05

Dia 04/05:

Atividade de comunicação em prosa moderna
Produza um texto apartir das indicações:
Tema - Importância da educação.

a) O primeiro parágrafo deverá apresentar como tópico frasal  a definição de educação e desenvolver-se por pormenores.
b) O segundo parágrafo deverá ter como tópico frasal "a educação no Brasil" e densenvolver-se por causas.
c) Para o terceiro parágrafo você escolhe o tópico frasal  e o desenvolva, por consequência.

Entrega: 05/05/2011.



Dia 29/04:

- Já temos professora de Comunicação em Prosa Moderna, a professora  Lucivânia Carvalho. Segue abaixo o exercício para a próxima terça-feira dia 03/05


COMUNICAÇÃO EM PROSA MODERNA
Professora: Lucivânia Carvalho
ATIVIDADE

Escreva um texto sobre as suas experiências com aulas de português. Observe os detalhes que se seguem:
1. Não escreva para o professor. Suponha que o seu texto será publicado
num jornal de estudantes ­os leitores são os seus colegas.
2. Delimite a intenção do seu texto. A intenção pode ser, por exemplo:
- ridicularizar aulas típicas de português, das quais você tenha péssima lembrança. Observe que o humor pode apresentar gradações, da ironia suave ao sarcasmo mais violento - escolha o seu "tom";
- relatar experiências positivas com aulas de português, com determinado professor, com métodos diferentes com os quais você se identificou ou que abriram caminhos novos em sua vida;
- dar um panorama geral de sua experiência, com os altos e baixos;
- fazer um "estudo de caso" descrevendo especificamente uma situação agradável ou traumática em aulas de português;
- etc. As possibilidades são infinitas! Mas evite ter muitas intenções ao mesmo tempo, para o leitor não se perder!
3. Dê um título ao seu texto.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário